Confira lista de casas temáticas que conectam a sociedade à COP 30 em Belém
Ciência na COP 30: construção de soluções para a crise climática
Durante a COP 30 em Belém, diversos espaços temáticos chamados de “Casas” funcionam como polos temáticos e culturais que integram a programação paralela do evento, ampliando o diálogo sobre clima, cultura, ciência e Amazônia.
Esses espaços promovem a participação da sociedade em torno da agenda climática, meio ambiente e sustentabilidade em vários pontos da capital paraense.
Confira a lista das principais “Casas” com programação confirmada na COP 30, em Belém.
➡️ Casa Brasil
Casa Brasil abre em Belém com exposições, painéis e festival gratuito durante a COP30
Divulgação
A Casa Brasil, instalada na Praça Waldemar Henrique, reúne exposições, painéis, plenárias e ativações culturais que apresentam iniciativas nacionais voltadas ao desenvolvimento sustentável, à inovação e à valorização da Amazônia.
O espaço também abriga o Festival Coletivo, com arte, música e gastronomia amazônica, promovendo a integração entre governo, empresas, Sebrae e sociedade civil para debater e vivenciar soluções climáticas com identidade brasileira.
Local: Praça Waldemar Henrique
Período: 5 a 21 de novembro
Programação: Exposições, painéis, plenárias, ativações culturais e o Festival Coletivo, com arte, música e gastronomia amazônica
➡️ Casa da Biodiversidade e Clima
Casa da Biodiversidade e Clima, em Belém.
Divulgação
A Casa da Biodiversidade e Clima tem como objetivo transformar o conhecimento científico e experiências territoriais em propostas concretas. A entrada é gratuita, mediante credenciamento prévio por meio deste link aqui.
A Casa nasce como desdobramento do processo “De Cali a Belém”, uma iniciativa articuladora com o objetivo de preparar os estados brasileiros e seus parceiros para uma atuação integrada nas agendas ambientais globais.
O espaço é uma parceria entre a Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente, Vale e o Instituto Tecnológico Vale Desenvolvimento Sustentável.
Local: Rua Boaventura da Silva, 955, bairro Nazaré.
Período: De 10 a 21 de novembro de 2025
Programação: painéis, oficinas, diálogos técnicos, lançamentos e apresentações de projetos.
➡️ Casa Pará
Casa Pará promove experiências e destaca a cultura do Norte durante evento em Belém
A Casa Pará, localizada na En-Zone é um espaço que celebra a identidade amazônica por meio da arte, da cultura e da sustentabilidade.
Com instalações, exposições e debates, o local propõe uma imersão nas expressões criativas do Pará, reunindo artistas e curadores que destacam a relação entre natureza, tradição e inovação.
Local: En-Zone (Sebrae-PA, dentro Porto Futuro II)
Programação: Instalações, exposições, debates e apresentações culturais com foco em arte e sustentabilidade
Entrada: Gratuita
➡️ Casa BNDES
Complexo dos Mercedários reúne diferentes manifestações artísticas
A Casa BNDES, instalada no Complexo dos Mercedários, é um espaço dedicado à arte, ao cinema e à sustentabilidade durante a COP 30 em Belém.
O destaque da programação é o festival “CineCOP BNDES”, que exibe filmes e produções audiovisuais voltadas a temas socioambientais, propondo reflexões sobre o papel da cultura na conscientização climática.
Além das sessões de cinema, o espaço promove atividades artísticas e discussões sobre desenvolvimento sustentável e economia verde, conectando cultura, inovação e impacto social.
Local: Complexo dos Mercedários
Programação: Festival de cinema CineCOP BNDES, exibição de filmes socioambientais, arte e sustentabilidade
Entrada: Gratuita
LEIA MAIS
Guia cultural da COP 30: veja programações que movimentam Belém durante a conferência
➡️ Casa Chico Mendes
Espaço Chico Mendes na COP 30: local reúne extrativistas e povos da floresta
O Espaço Chico Mendes, instalado no Museu Goeldi, é um ponto de encontro entre saberes tradicionais, ciência e sustentabilidade durante a COP 30.
Inspirado na trajetória do líder seringueiro que defendeu a floresta e os povos da Amazônia, o espaço promove atividades, debates e vivências que aproximam comunidades tradicionais, pesquisadores e o público em geral.
A programação completa do Espaço Chico Mendes pode ser conferida aqui.
Local: Museu Paraense Emílio Goeldi
Período: até 21 de novembro.
Programação: Encontros, debates e atividades sobre saberes tradicionais
➡️ Casa Futura
Iniciativa em Belém promove encontros e diálogos sobre educação, cultura e clima
A Casa Futura é um espaço aberto ao público em Belém, que faz parte das iniciativas para a COP 30, a conferência das Nações Unidas sobre mudanças climáticas.
O espaço, promovido pela Fundação Roberto Marinho e o Canal Futura, tem como objetivo promover o debate e a educação sobre temas como sustentabilidade, cultura local e qualificação profissional.
A programação completa pode ser conferida aqui.
Local: Av. Nossa Senhora de Nazaré, nº 280, Nazaré
Período: até 19 de novembro.
Programação: oficinas, lançamentos de filmes e rodas de conversa.
➡️ EY House
EY House em Belém abre as portas.
Divulgação
A EY House é um espaço multissetorial criado para acelerar a implementação da agenda climática e reunir lideranças em torno de soluções de negócios de longo prazo, baseadas em ciência, inovação e colaboração.
Da fachada ao auditório principal, cada área foi desenhada para promover encontros, estimular o diálogo e acolher iniciativas que impulsionam o desenvolvimento sustentável.
Local: Praça Waldemar Henrique, s/n
Período: até 20 de novembro.
Programação: painéis, mesas redondas e experiência imersiva.
VÍDEOS: veja todas as notícias do Pará
A
Confira outras notícias do estado no g1 Pará.FONTE: https://g1.globo.com/pa/para/noticia/2025/11/14/confira-lista-de-casas-tematicas-que-conectam-a-sociedade-a-cop-30-em-belem.ghtml