Após manifestantes invadirem área restrita da COP 30, entrada de participantes sofre mudanças
12/11/2025
(Foto: Reprodução) Veja como foram as primeiras horas do terceiro dia de COP 30. Manifestação da terça (11) causou mudanças na entrada do evento.
Após manifestantes em um protesto tentarem invadir a Blue Zone, (Zona Azul), a área restrita da Conferência das Partes (COP 30) em Belém, a entrada dos participantes credenciados sofreu mudanças no início do terceiro dia do evento, nesta quarta-feira (12).
Logo cedo, o portão principal, que dá acesso direto ao pavilhão da conferência, estava fechado. Visitantes foram orientados a entrar pela Zona Verde, mas muitos enfrentaram dificuldades, e precisaram a esperar por um longo tempo.
Outro acesso também foi interditado, o que concentrou a entrada na Blue Zone em apenas um ponto. Até as sete da manhã, somente duas entradas neste ponto estavam operacionais, o que gerou uma enorme aglomeração de pessoas do lado de fora. A entrada foi normalizada ao longo desta manhã.
3º dia da COP
Reuters; AFP; AP
📲 Siga o canal do g1 Pará no WhatsApp
🌎 Veja aqui tudo sobre COP 30
Na Avenida Brigadeiro Protásio, ambulâncias foram estrategicamente posicionadas, indicativo de um reforço na segurança do evento.
Essas alterações no esquema de acesso e a intensificação da vigilância ocorreram após o tumulto registrado na noite da terça (11), quando cerca de 50 manifestantes da Marcha Global Saúde e Clima, incluindo indígenas, movimentos sociais e estudantes, tentaram acessar a área restrita da COP.
Durante a ação, dois seguranças ficaram feridos e portas e equipamentos de Raio-X foram danificados.
Manifestantes tentam invadir pavilhão da COP 30
VÍDEOS com as principais notícias do Pará
Acesse outras notícias do estado no g1 Pará.